domingo, 13 de julho de 2008

Edificação residencial - mais uma!



















Há poucos dias meu escritório sofreu uma pane: o HD do meu notebook bateu as botas, e a grande preocupação foi de como conseguir salvar os arquivos atuais, visto o último backup ter sido feito no mês de março. Felizmente consegui ressuscitar o "bicho", que deu mais um sopro de vida e permitiu a armazenagem dos arquivos necessários. Seguindo adiante, aqui vai a descrição de mais um projeto, não executado, porém com a cara do arquiteto que vós escreve. Bom, não posso deixar de comentar que eu acho um pé no saco a justificativa de um projeto através de texto (desculpem-me os teóricos), mas como o projeto em questão é um dos meus preferidos, vou arriscar e ver no que vai dar.

Aliás, só um adendo: esse programinha "Google Sketch up" é dez, bastante simples de se usar e com resultados satisfatórios, comparando-se com os demais programas de 3D, tão complicados.

Descrição:
Projeto com temática plasticista, no exercício de decomposição de volumes prismáticos.
Dois eixos articulam o projeto: um longitudinal representado pelo acesso principal, norteador rumo aos fundos do lote, representando a transição espaço externo/interno e outro transversal, que separa as áreas de serviço/social e dão acesso ao pavimento superior. O hall cumpre seu papel ritualístico de entrada no seu aspecto dimensional, emoldurado por grande painel de bloco de vidros, com o seu pé-direito elevado encimado por iluminação zenital, desembocando na área social caracterizada por dois ambientes espaciais diferenciados: um vazio central de pé-direito duplo iluminado por ampla cortina de vidro onde a sensação de amplitude também é generosamente favorecida, e outro com pé-direito normal, porém privilegiado pelo acesso visual e físico à área de lazer da edificação.
Os elementos estruturadores da composição espacial dão origem a volumes que delimitam os quadrantes setorizados dos usos. Na composição volumétrica tem-se uma depuração formal, um jogo entre linhas e planos e decomposição do volume cúbico. A movimentação volumétrica se dá pela associação de superfícies, volumes, planos e linhas de forças, predominando no aspecto exterior o teor monocromático, possibilitando assim o realce de outras qualidades da matéria e da própria dualidade entre elas, tais como densidade, textura, brilho, transparência, opacidade e o uso de cores diferenciadas, como detalhes enriquecedores da composição. Em geral buscou-se a predominância na alternância entre cheios e vazios, objetivando conferir uma certa riqueza (des) compositiva ao conjunto geral.
Dados Técnicos:
Área terreno: 15x30m
Área Térreo=169,86m2
Área Deck=13,28m2
Área Superior=135,75m2
Área total=317,89m2

Nenhum comentário: